Páginas

TRANSLATE

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mas, nem Peixe?

Normalmente quando estou com um grupo de pessoas, e algum deles sabe que sou Vegetariana, gosta  de me fazer questionamentos em relação a minha alimentação...

   

Eis que surge aquela velha pergunta que todo vegetariano já escutou! 
"Mas, nem Peixe você come?
As vezes eu começo a rir, as vezes eu falto pouco chorar, ou fico séria. É de mais para mim! 
O que eles entendem por peixe? 

        Não sei de onde surgiu essa ideia de que vegetariano come carne branca, pois muitas vezes, além do peixe, me perguntam se como frango, como está acima. Achei graça foi no dia em que um primo me perguntou o porque de eu não comer presunto, sendo que não é carne, isso aconteceu em 2011, ele tinha 11 anos, eu não aguentei, comecei a rir e em seguida expliquei para ele do que era feito o presunto. Voltando ao assunto da carne branca... Talvez tenha sido porque os médicos proíbem algumas pessoas de comerem carne vermelha, e esses indivíduos ficam na condição de comer apenas carnes brancas e consumir muitas frutas, verduras e legumes, de qualquer forma, isso não faz alguém  vegetariano.
          Como eu disse anteriormente, no post Os tipos de vegetarianismo,  "O termo vegetarianismo é baseado em uma alimentação sem carnes, tanto brancas quanto vermelhas. O vegetariano pode ou não consumir derivados animais."  Creio que o que escrevi esteja de fácil compreensão, e olhe que eu destaquei em negrito 'alimentação sem carnes, tanto brancas quanto vermelhas' e 'derivados animais' Sendo assim, o que é peixe? Animal de carne branca! Ele não é derivado, ok? Mas caso você não acredite em minhas palavras, peguei a definição de um dicionário: peixe (pe.ixe) sm. 1 Zool. Animal vertebrado, aquático, de sangue frio, que respira por guelras e se desloca por meio de nadadeiras e da cauda. (*)
              Tem até uma campanha bem legal, que se não me engano é do Vista-se, que inclusive foi de onde eu tirei a imagem desse post, que é a campanha Nem Peixe, tem um site explicando o que é um peixe, porque não comemos peixe, tipos de vegetarianismo e algumas outras coisas... No site também tem o peixe da campanha para colocar em fotos, tema para Twitter e acho que é só isso. 

                                                                 
        
                 Enfim, peixe é um animal. E vegetarianos não comem animais. Conclui-se que, aqueles que não comem carnes vermelhas porém comem carnes brancas não são vegetarianos!  



(*) dicionário caldas aulete da língua portuguesa edição de bolso  de acordo com a nova ortografia
   
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fico feliz que esteja aqui, você é livre para opinar.
Agradeço-lhe caso não use palavras ofensivas para se "expressar."
Lembrando que comentários em ANÔNIMO são permitidos, pois acredito que se eu não permitisse, estaria criando assim uma ditadura. Mas não se intimide em comentar publicamente.

Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...